Com uma equipe formada pelos melhores redatores.
Como primeiro post vou retirar alguns dados do site Tecmundo para apresentar coisas que um Geek realmente quer distância.
1. Limitações de uso
Convenhamos, não há nada mais trabalhoso do que ter que driblar algumas das limitações impostas pela indústria. Ao instalar outro sistema operacional em um smartphone, por exemplo, você pode perder a garantia do produto. Sem falar no controle dos aplicativos que você pode ou não executar em seu aparelho.
As licenças de softwares costumam ser um caso à parte. Ninguém tem paciência de ler todos aqueles parágrafos escritos em linguagem jurídica e letras miúdas. E lá estão termos muito esquisitos, que podem diminuir muito a sua liberdade de uso.
E, claro, não podemos nos esquecer da famosa DRM, tecnologias que controlam a forma como você pode usar conteúdo digital com direitos autorais protegidos. Graças a ela, você pode comprar músicas no formato MP3 e não conseguir gravá-las em CDs para ouvir no carro, por exemplo. Está na hora de exigirmos mais controle sobre aquilo que adquirimos!
2. Suporte técnico
A cena é conhecida: você está com problemas na ADSL. O LED verde que representa a sua conexão com a internet parece enfeite de Natal: apaga e acende o tempo todo. Você já verificou os cabos e reiniciou o modem. Mas, ao ligar para o suporte técnico, o atendente não acredita que o problema possa ser da operadora e faz você repetir todo o procedimento. E, se levar sorte, com passos adicionais que não fazem sentido naquele contexto.
Sabemos que a culpa não é do atendente. Ele precisa seguir o roteiro de atendimento usado pela empresa. Mas seria muito bacana uma linha direta com técnicos e engenheiros, não? De repente, ela poderia ser acessada por meio de um código ou de teste. Se o cliente responder corretamente a três perguntas muito técnicas ou nerds, a ligação é redirecionada para alguém que pode constatar o problema mais rapidamente e sem testes desnecessários.
3. Atendimento eletrônico
Outra situação muito comum é ser atendido por um sistema eletrônico. Não há como negar que, normalmente, eles são mesmo muito úteis e ágeis. Diversos problemas podem ser solucionados rapidamente, com o teclar de alguns números no seu aparelho. Mas existem casos em que um atendente humano é indispensável.Por isso, no mundo ideal, esses sistemas nunca deveriam ocultar a opção “Falar com um de nossos atendentes”, que normalmente está escondida dentro de muitos submenus.
4. Ciclo de vida curto
Claro que um ano pode ser tempo demais para quem não quer perder as novidades do mercado. Tudo depende do perfil de usuário em que você se encaixa. Mas, no geral, é um pouco decepcionante saber que o gadget que você comprou por milhares de reais já está obsoleto em tão pouco tempo. Aliás, pode acontecer de o consumidor brasileiro ainda estar pagando as parcelas do aparelho quando o novo modelo dele for lançado!
Mas, caso você esteja pensando em comprar um produto da Apple, confira o artigo que o Tecmundo preparou e fique por dentro dos meses em que novas versões dos produtos da empresa de Jobs costumam ser lançados.
5. Fragilidade
Muitas vezes, o problema é do material escolhido para a produção, mas também há casos em que a falha é do projeto. Os antigos Macbooks brancos, por exemplo, apresentavam rachaduras com o passar do tempo, logo abaixo do teclado. Felizmente, esse é o caso em que uma empresa séria está por trás do produto e, por isso, os usuários conseguiram a troca gratuita das peças danificadas.
Por isso, analise bem a construção de um produto antes de comprá-lo. Pode ser que você não consiga substituí-lo depois, mesmo que a culpa pelo defeito não seja sua.
6. Conectores e parafusos alienígenas
Fonte da imagem: Taran Rampersad
Essa é uma das características que mais irritam, principalmente em portáteis. Muitos fabricantes criam suas próprias portas e conectores para os aparelhos que lançam, fazendo com que o cliente fique preso a uma única marca ou empresa na hora de comprar acessórios.Não são raros celulares que só aceitam fones de ouvido com conectores bem esquisitos, quase alienígenas. Pior ainda quando a entrada para transferência de dados também tem um formato esdrúxulo. Será sempre uma dor de cabeça encontrar outro cabo semelhante, caso o antigo acabe perdido ou quebrado. E essa dificuldade aumentará ainda mais se o aparelho estiver fora de linha.
7. Opção de baixar novamente
O problema é que nem todas as empresas pensam assim. Isso acontece, por exemplo, em plataformas com o Steam, com jogos que custam, em média, 10 ou 20 dólares. Mas ao comprar uma MP3, por exemplo, são grandes as chances de que o modelo de negócio aplicado seja o “perdeu, já era”. Isso é impressionante, principalmente se levarmos em comparação o preço dos dois produtos.
8. Cabos inclusos
9. Lixoware
Mas sejamos justos: há também as empresas que deixam claro, durante o processo de instalação, que o usuário deve escolher se deseja ou não instalar esses aplicativos adicionais. Essa é uma prática mais honesta, mas ainda assim pode tirar o usuário do sério, principalmente quando o software adicional não está nem minimamente relacionado com o produto principal que você está instalando.
10. Números de versões mais intuitivos
A indústria estabeleceu um sistema de quatro dígitos para nomear suas placas, em que o primeiro número indica a geração da placa e, o segundo, a potência e desempenho da mesma. Para evitar confusões, não seria nada mal ter um esquema de versão mais intuitivo, que facilitasse a identificação de placas mais novas pelo usuário.Mas enquanto isso não acontece, leia o nosso artigo sobre a nomenclatura das placas de vídeo.
11. Softwares menos bagunceiros
Desinstalar um software pode ser uma tarefa complicada. Hoje, qualquer programa espalha uma porção de arquivos pelo HD e cria diversas chaves novas no Registro do Windows. O problema é que, ao ser removido, o programa acaba deixando alguns rastros para trás. Por isso, existem diversos aplicativos que podem ajudar o usuário nessa tarefa.
Mas pensem comigo: por que havemos de instalar um software para remover outro? Não seria mais fácil se os desenvolvedores criassem scripts de desinstalação capazes de remover todos os arquivos e chaves de registros criados pelo programa?
12. Destaque para o que é importante
ty !
huolllllllllllll sou o primeiro a comentar, parabens pelo siten materia showwwwww!!gostei muito!!!!!!!!abraçoss
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